Bacalhau diferente

0
220

Ingredientes:

1 e 1/2 k de bacalhau cortado em postas, 1 xícara de óleo de milho, 2 cebolas cortadas em cubos pequenos, 4 dentes de alho picados, 1 maço de cebolinha picada, 1 lata pequena (30 g) de anchovas, 1 (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de salsa picada, 4 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos pequenos, 4 xícaras de leite, 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 1/2 xícara de queijo parmesão sem sal, 1/2 xícara de farinha de rosca.

Modo de fazer:

O bacalhau deve ficar 36 horas de molho, na geladeira, trocando-se a água a cada 6 horas.

Escorra e coloque para ferver em 2 litros de água potável por 20 minutos. Retire as postas com uma escumadeira, coloque em uma travessa grande e deixe esfriar. Retire as espinhas e a pele e deixe em pedaços grandes. Reserve.

Prepare o molho: em uma panela, coloque o óleo, deixe esquentar por 2 minutos, junte cebola,, o alho e a cebolinha, e deixe dourar por 5 minutos. Acrescente a anchova e a farinha t rigo, e mexa com uma colher de pau até desmanchar. Junte e salsa, o tomate e o leite. Misture com a colher de pau e deixe cozinhar em fogo baixo até obter um creme grosso. Por último coloque a manteiga, para que o molho fique aveludado.

Preaqueça o forno em temperatura média/alta (200 C).

Distribua o bacalhau por 8 vasilhas refratárias individuais (com 10 cm de diâmetro). Coloque em cada vasilha 4 colheres (sopa) de molho. Polvilhe com o queijo e a farinha de rosca.

Leve ao forno, abaixe a temperatura e deixe por 20 minutos, para gratinar.

Sem comentários