Crendices populares ainda se fazem presente quando o assunto é cabelo

0
196

Cuidar dos cabelos é um ato comum em uma sociedade moderna preocupada com a aparência. Considerados a moldura do rosto, os fios capilares fazem a diferença na estética. Entretanto, muitas vezes, junto com o hábito de se cuidar, seguem as crenças passadas de geração a geração. Lavar os cabelos todos os dias apodrece a raiz? “Caspa” (seborréia) passa de uma pessoa para outra através da escova? O uso de boné ou chapéu faz cair cabelos? Pintar os cabelos faz aumentar a queda?

A dermatologista e cirurgiã Maria Angélica Muricy Sanseverino explica: “Lavar os cabelos todos os dias não apodrece a raiz. A água não tem a capacidade de penetrar na raiz dos fios, que está localizada a 0,5 cm de profundidade. E, é aconselhável, para as pessoas que tem tendência à oleosidade, lavar os cabelos todos os dias para retirar o sebo que prejudica a oxigenação dos poros. Portanto, no caso de oleosidade, até faz bem”.

A especialista da Clínica Muricy também afirma que a “caspa” (seborréia) não passa de uma pessoa para outra através da escova. “Não é transmissível. A seborréia ocorre nas pessoas que tem predisposição genética para desenvolverem a mesma. É um excesso de oleosidade do couro cabeludo por produção aumentada de sebo pelas glândulas sebáceas”, ensina a dermatologista. 

Entre os fatos e boatos o uso de boné ou chapéu ganha destaque. Há os que acreditam que pode causar calvície. Todavia, a pessoa que não tem predisposição genética para queda, não ficará calva pelo uso de boné. Mas, a Dra. Maria Angélica faz um alerta: “O uso frequente pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e causar falta de oxigenação adequada dos folículos capilares”.

Hoje, para exibir fios saudáveis e bonitos, pintar as “madeixas” também é um hábito rotineiro de muitas pessoas. No entanto, existe a preocupação com a queda dos cabelos pelo uso de tinturas. A especialista Maria Angélica tira a dúvida: “A tinta age nos fios e não na raiz. Pintar os cabelos não faz aumentar a queda. O que pode ocorrer é o enfraquecimento da haste dos fios, resultando em cabelos mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência a quebra. Pode ter em um efeito contrario do esperado que era mostrar um cabelo sedoso”.

As crendices populares existem e nem tudo é mito. Sim, banhos muito quentes deixam os cabelos mais oleosos. E, o uso do condicionador após o shampoo também é recomendado pelos especialistas. “Os fios dos cabelos têm cargas elétrica. Os shampoos têm carga negativa, por isso abrem a cutícula permitindo a limpeza. Os condicionadores têm carga positiva, fechando a cutícula”, conclui a dermatologista e cirurgiã Maria Angélica Muricy Sanseverino.

Para saber mais acesse: www.clinicamuricy.com.br

Sem comentários