Douglas Germano apresenta seu segundo disco no Cultura Livre

0
609

cultura_livre_douglas_germano_foto_jair_magriNesta edição, o Cultura Livre recebe o cantor e compositor Douglas Germano, que lança Golpe de Vista, seu segundo disco e mais recente trabalho. A edição, apresentada por Roberta Martinelli, vai ao ar na quarta-feira, dia 19 de outubro de 2016, às 23h45, na TV Cultura.

Douglas começou a tocar ainda novo, na bateria da escola de samba Nenê de Vila Matilde, em São Paulo. Um tempo depois, em 1991, ele teve o seu primeiro sucesso que, na verdade, foi gravado pelo grupo Fundo de Quintal: Vida Alheia.

Desde então, artistas como Criolo, Elza Soares e Juçara Marçal demonstraram interesse por seu trabalho e gravaram músicas compostas por Germano. Mas, em 2011, finalmente, Douglas gravou o seu primeiro disco solo. E neste ano consagra o seu segundo CD, intitulado Golpe de Vista.

O trabalho mais recente tem uma estética muito peculiar. Todas as músicas começam e terminam sem estribilhos e repetições. Ou seja, para ouvir um refrão novamente, é necessário tocar a música de novo. No programa, ele comenta sobre essa escolha para o disco. Também fala sobre a sua participação no Mutirão do Samba, nos anos 90, a fim de resgatar e fortalecer o samba e o choro de raiz.

No repertório, o público é embalado pelo som de Cansaço, Zeirô Zeirô! Canção para ninar Oxum, Maria de Vila Matilde, Pela Madrugada, Lama e Golpe de Vista.

Sobre o programa
Comandado por Roberta Martinelli, o Cultura Livre foi finalista do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) 2014, na categoria Programa de Variedades. A cada edição, ele recebe um músico ou grupo convidado para falar a respeito de sua carreira e mostrar algumas de suas composições. A interação com o público é um destaque da atração. Por meio das redes sociais, os telespectadores podem enviar suas perguntas e comentários aos artistas.

Criado originalmente em 2009, na Rádio Cultura Brasil, o Cultura Livre estreou na TV em 2011. Em sua primeira temporada televisiva, foi pioneiro ao usar imagens gravadas por telefone celular. Além da televisão, continua com seu tradicional formato radiofônico, de segunda a sábado, das 14h às 15h, transmitido também pela internet.

Sem comentários

Deixe uma resposta