Festa Junina – a mais gostosa tradição nacional

0
181

Junho é um dos meses do ano mais aguardados pelos brasileiros por um delicioso motivo: as festas juninas! Durante todo o mês, em cada canto do país é possível encontrar diversas celebrações cheias de animação, música, cores e, principalmente, doces e comidas típicas que traduzem todo o sabor da culinária nacional. Mas, o que muita gente não sabe é onde e quando essa festividade surgiu.

Por mais que hoje seja uma festa tipicamente brasileira, sua origem é Europeia. A tradição veio da Antiga Europa, com os povos celtas e egípcios, que comemoravam a boa colheita durante o solstício de verão e, por isso, a fartura de comidas e bebidas. Com o crescimento do cristianismo na Europa e a coincidência da celebração de três santos católicos – Santo Antônio, São João e São Pedro – no mesmo período a comemoração passou a ser uma festividade religiosa. França, Itália, Portugal e Espanha foram os primeiros países a realizá-la.

Com o período de colonização do Brasil, os portugueses trouxeram essa tradição para o país. Os costumes se misturaram com rituais indígenas, que introduziram alimentos a base de mandioca e milho à mesa. A festa foi se adaptando à cultura brasileira e, hoje, cada região tem sua forma de comemorá-la.

Além das brincadeiras, a celebração é conhecida principalmente, pela variedade de doces e salgados. São tantas opções que às vezes é difícil escolher! “Em datas sazonais, como a festa junina, é possível aproveitar os pratos saborosos sem culpa. Para isso, o segredo está no tamanho das porções, que devem ser pequenas. Assim, é possível aliar o equilíbrio alimentar com saúde”, explica Marcia Daskal, nutricionista e proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição.

Entre os diversos doces que caracterizam a data, o bolo de fubá é um dos pratos mais tradicionais e não pode faltar à mesa. Veja abaixo a receita completa e boa festa!
Você vai precisar de:
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 1 ½ xícara (chá) de fubá
– 1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 4 ovos
– 4 xícaras (chá) de leite

Modo de preparo:
– Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga e o queijo e bata por cerca de 5 minutos, ou até obter uma massa homogênea;
– Acrescente o fubá e a farinha de trigo e bata para misturar;
– Adicione o fermento em pó e misture;
– Despeje a massa em uma forma untada;
– Leve para assar em forno preaquecido a 150º C por aproximadamente 30 minutos.

Dica: unte a forma com manteiga e polvilhe com fubá. Ou então, após desenformar, polvilhe o bolo com a mistura de canela e açúcar.

Sobre a campanha Doce Equilíbrio
A Campanha Doce Equilíbrio, é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e tem como objetivo promover a informação sobre o equilíbrio na alimentação e estilo de vida. Equalizando o debate sobre o açúcar como componente que pode e deve fazer parte de uma vida saudável, a campanha visa o bem-estar da sociedade. Nas plataformas de blog (http://www.campanhadoceequilibrio.com.br/), Facebook (www.facebook.com/campanhadoceequilibrio) e Instagram (http://instagram.com/campanhadoceequilibrio), o público pode acompanhar e participar interativamente dos conteúdos relacionados ao universo do açúcar.

Sem comentários

Deixe uma resposta