Fornada de bacalhau

0
337

Ingredientes:

500g de bacalhau, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 cebola média picada, 4 batatas sem casca, cortadas em cubos e cozidas “al dente (700g), 3 tomates grandes, sem peles, picados (500g), 2 envelopes de “sazón” marrom, 1 colher (chá) de “aji-sal” pimenta, 1/2 xícara (chá) de leite (100ml), 2 colheres (sopa) de salsa picada, 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas, 4 claras, 4 gemas, 1 colher (chá) de fermento em pó, 4 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado.

Modo de preparar:

Em uma tigela grande coloque o bacalhau, cubra com água e deixe de molho na geladeira por 24 horas, trocando a água pelo menos quatro vezes.

Transfira o bacalhau para uma panela grande, cubra com 2 litros de água e leve ao fogo alto para ferver, por 10 minutos, com a panela semi-tampada. Escorra, deixe esfriar e desfie.

Em outra panela grande, coloque o azeite e aqueça em fogo alto. Junte a cebola e refogue por 3 minutos ou até que fique transparente.

Adicione a batata, o tomate, o tomate, o bacalhau, e tempere com 1 envelope de “sazón” e meia colher (chá) de “aji-sal” pimenta. Deixe cozinhar por 15 minutos, em fogo médio e com a panela semi-tampada, mexendo de vez em quando.

Junte o leite, cozinhe por mais 5 minutos, adicione a salsa e as azeitonas. Retire do fogo e reserve.

Bata as claras em ponto de neve firme e junte as ervas, uma por vez. Acrescente o fermento em pó e, sem parar de bater tempere com o “sazón” e o “aji-sal” pimenta restantes.

Em um refratário retangular (35x22cm), untado com azeite, coloque o refogado de bacalhau, cubra com a mistura de ovos e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno quente (220 graus), por cerca de 10 minutos ou até dourar a superfície.

Sem comentários

Deixe uma resposta