Freguesia do Ó tem verba liberada para novo CEU

0
196

Em visita na quarta-feira, dia 24 de junho de 2015, ao Centro de Educação Infantil (CEI) Cachoeira de São Benedito, em São Lucas, na zona leste, o prefeito Fernando Haddad anunciou a liberação de recursos do Ministério da Educação (MEC) para a construção de novos Centros Educacionais Unificados, pelo programa Território CEU. A autorização da abertura de edital para propostas comerciais de empresas interessadas nas obras foi publicada na última sexta-feira (19) no Diário Oficial do Município.

“Nós estávamos dependendo de liberação de recursos do MEC e ontem obtivemos a garantia dos recursos. Todos os 15 projetos estão prontos, são oito executivos e sete básicos. Nós não vamos perder tempo com isso, porque fomos adiantando o expediente. Já tem a pré-qualificação das empresas, então toda aquela etapa de documentação, de habilitação, já está superada. Agora é proposta comercial. Isso leva 30 a 40 dias e então começam as obras. Estão previstos 11 meses de obras”, afirmou Haddad.

Com a autorização publicada no Diário Oficial, a Prefeitura abrirá um edital para receber propostas comerciais para instalação de oito Territórios CEU, que receberão investimentos de R$ 358.592.844,12. As oito primeiras unidades serão na Freguesia do Ó, Carrão, José de Anchieta, Vila Alpina, Parque do Carmo, São Miguel Paulista, Parque Novo Mundo e Jardim São Pedro. O início das obras está previsto para o final de agosto.

As outras sete novas unidades estão em fase de elaboração de projetos, com início de licitação das obras em agosto. Estes Territórios CEU serão instalados no parque Pinheirinho d’Água, em Taipas e no Jardim Joamar, na zona norte, em Cidade Tiradentes e Sapopemba, na zona leste, e na Capela do Socorro e no Campo Limpo, na zona sul. A previsão de entrega destas obras é em outubro de 2016. O mapa com a localização de todos os novos CEUs está disponível na página de Gestão Urbana.

O programa Território CEU é formado pela implementação de edifícios novos em equipamentos esportivos municipais ou outras áreas públicas subutilizadas. Estão previstas a remodelação paisagística, com eventuais serviços de reforma de edificações existentes em seu interior. Como algumas dessas áreas se situam em quadras inteiramente ocupadas por equipamentos sociais, o programa visa integrar as novas unidades aos diversos equipamentos existentes no entorno. Cada CEU atenderá diretamente cerca de 500 crianças em Centros Municipais de Educação Infantil e mais de 1.500 crianças das escolas do entorno em atividades de contraturno escolar.

Sem comentários

Deixe uma resposta