Lugar de chiclete é no lixo!

0
208

Uma trupe circense vai percorrer as estações da Linha 4-Amarela de metrô na quarta-feira, 1° de julho de 2015, das 9h às 13h, com divertidas e lúdicas performances. A interação com os passageiros marca o lançamento de campanha para alertar sobre o descarte incorreto de chiclete nas estações e trens. Além dessa interação, a campanha é composta também por vídeos exibidos nos monitores de TV, cartazes e banners com a mensagem Depois de mascar, jogue seu chiclete no lixo! Adesivos em formato de setas vão indicar as lixeiras para o descarte do resíduo.

Nas estações e trens da Linha por onde circulam diariamente mais de 700 mil pessoas, a equipe de Higiene e Conservação da ViaQuatro remove diariamente quantidade expressiva de gomas de mascar do piso das plataformas, das escadas e esteiras rolantes, dos trens e até dos corrimãos. Essa é uma das grandes preocupações do pessoal de limpeza da ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela.

“A limpeza manual dessas gomas é extremamente difícil e consome dezenas de horas de nossa equipe mensalmente. Dos problemas de limpeza que poderiam ser evitados, os chicletes são o principal”, afirma José Luiz Bastos, responsável pela área de Atendimento da ViaQuatro. Além do aspecto de sujeira que causa ao ambiente, a goma de mascar também pode danificar equipamentos a longo prazo e reduzir sua vida útil.

A ViaQuatro adquiriu, inclusive, uma máquina a vapor para remover chicletes, mas que só pode ser usada quando não há fluxo de usuários. Recentemente, toda a calçada do entorno da Estação Butantã foi limpa durante a madrugada. Três dias depois, no entanto, voltou ao mesmo estado. Na maior parte do tempo, a limpeza é feita de forma manual. Os agentes usam um produto que ajuda a amolecer o chiclete e o retiram com uma espátula.
Curiosidades
São necessários, em média, 40 minutos para remover resíduo de chiclete das escadas rolantes das estações. A Linha 4-Amarela possui 100 escadas rolantes nas suas sete estações.

Goma de mascar é considerada lixo orgânico, mas leva de 5 a 7 anos para se decompor na natureza, segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem).
Serviço – programação da Trupe Circense
9h às 09h30 Estação Faria Lima
9h30 às 10h20 Estação Paulista
10h20 às 11h Estação Pinheiros
11h00 às 11h40 Estação Butantã
11h40 às 12h20 Estação República
12h20 às 13h Estação Luz

Sem comentários

Deixe uma resposta