No domingo vai ao ar a quinta eliminatória do Prelúdio

0
260

Com apresentação do maestro Júlio Medaglia e Roberta Martinelli, a TV Cultura exibe no domingo, dia 24 de julho de 2016, às 12h, mais uma etapa do Prelúdio, o único concurso de música clássica da TV brasileira.

No programa, o violinista Ariel Santos Polycarpo, de 25 anos, que vem de Porto Alegre (RS), apresenta o primeiro movimento do Concerto para Violino, de Felix Mendelssohn. A cantora capixaba Natália Hubner, de 28 anos, canta a ária “Come Scoglio” da ópera Cosí Fan Tutte, de Mozart. O flaustista Jean Arthur Medeiros da Silva, de 23 anos, que vem de São Bernardo do Campo (SP), toca o Concertino para Flauta, de Cécile Chaminade. E o candidato mais jovem, o pianista de Niterói, Felipe Naim, de 20 anos, toca o primeiro movimento da Rapsódia nº 2, de Brahms. Todos executam suas obras acompanhados pela Orquestra Prelúdio, regida pelo maestro Júlio Medaglia.

Nesta quinta eliminatória, o júri conta com a participação da pianista Lilian Barreto, diretora do Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro; do pianista e apresentador do Pianíssimo, da Cultura FM, Gilberto Tinetti; do jornalista Irineu Franco Perpétuo; e do pianista e diretor da Orquestra Sinfônica da USP, Eduardo Monteiro.

Na Temporada 2016 do programa Preludio são classificados, na primeira fase, dois candidatos em cada uma das eliminatórias, que disputarão, na segunda fase, oito vagas para as semifinais. A Grande Final será realizada na Sala São Paulo e o vencedor ganhará uma bolsa de estudos de três anos, oferecida pela Embaixada da Hungria, numa das melhores escolas de música do mundo, a Academia Franz Liszt, em Budapeste.

O Prelúdio está no ar desde 2005 e ao longo desses onze anos mais de 250 jovens instrumentistas e cantores brasileiros se apresentaram no programa. O concurso revelou jovens talentos da música erudita que hoje se apresentam com grandes orquestras no Brasil e no exterior.

Sem comentários

Deixe uma resposta