Papo de Mãe explica os sintomas de refluxo nos primeiros dias de vida do bebê

0
449

pgm_refluxo

Apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, o Papo de Mãe desta semana aborda uma questão que é bastante comum na vida do recém-nascido: o refluxo. O programa da TV Cultura vai ao ar no sábado, dia 22 de outubro de 2016, às 10h.

Muitos bebês, logo nos primeiros dias de vida, apresentam sintomas de refluxo. Isto se deve à imaturidade do esfíncter esofagiano e, na maioria dos casos, desaparece espontaneamente.

Mas se o bebê chora muito após mamar, vomita boa parte do leite ingerido e não ganha o peso esperado, é preciso ficar atento. O refluxo não tratado, além do desconforto, pode trazer uma série de complicações respiratórias.

Em 80% dos casos, o refluxo tende a regredir a partir dos seis meses de vida, coincidindo com a introdução dos alimentos sólidos e a condição de uma postura corporal mais ereta. Mas existem casos em que o refluxo pode persistir, e também pode estar associado a outras doenças como asma, tosse crônica, otite e sinusite de repetição.

Para conversar sobre este tema, as apresentadoras recebem as mães Elijane Jolanda, personal infantil de natação; Larissa Fernandes, professora; e Karina Uzzo, advogada, que exemplificam a situação com casos que ocorreram com seus filhos.

Além delas, os especialistas Dr. Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein; Dra. Ana Cristina Fontenele Soares, gastroenterologista pediátrica do Hospital Sabará/SP; e a Dra. Marisa Bampa Thompson, nutricionista e nutróloga, aprofundam o assunto com seus conhecimentos.

A edição apresenta ainda um papo pelas ruas de São Paulo com Marcelo Zanini.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Sem comentários

Deixe uma resposta