Peixe gratinado

0
250

Ingredientes:

4 filés de linguado limpos (500g), suco de 1 limão, 1 envlope de “hondashi”, 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, óleo para fritar em imersão, 10 fatias de mussarela (175g), 2 colheres (sopa) de requeijão, 3 colheres (sopa) de leite, 3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado.

Molho:

1 colher (sopa) de óleo, 1 colher (sopa) de azeite de dendê, 1 cebola média picada, 3 tomates médios, sem pele, picados (450g), 1/2 pimentão verde, picado (opcional), 1 1/2 colher (chá) de “aji-sal”, 1 vidro de leite de coco (200 ml), 1 colher (chá) de farinha de trigo, 1 lata de creme de leite sem soro (300g).

Modo de preparar:

Tempere os filés com o limão e o “honashi”. Deixe tomar gosto por l hora.

Enquanto isso, prepare o molho: em uma panela média, coloque o óleo e o azeite de dendê e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola. Refogue por cerca de 3 minutos ou até murchar. Acrescente o tomate e o pimentão, tempere com o “aji sal” e deixe cozinhar, em fogo médio, por 5 minutos, com a panela semitampada. Adicione o leite de coco e a farinha de trigo, previamente dissolvida no creme de leite. Cozinhe em fogo médio por mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente, sem deixar que ferva.

Passe os filés de peixe pela farinha de trigo, e frite-os em imersão no óleo quente por 2 minutos de cada lado, ou até dourar. Escorra.

Em um refratário retangular (30x20cm), faça camadas começando com metade do molho, em seguida disponha os filés, metade da mussarela, o molho e a mussarela restantes. Regue com o requeijão dissolvido no leite e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno médio (180 graus), pré-aquecido, por 15 minutos ou até gratinar. Sirva com arroz branco.

Sem comentários