Pró-Sangue precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos

0
111

Nesse momento, o estoque de sangue dos tipos O positivo
e O negativo já está num patamar crítico

Após os feriados os hemocentros e bancos de sangue de todo o país costumam apresentar uma queda substantiva das doações. Enquanto por um lado muitas pessoas deixam de doar, por outro a demanda por sangue aumenta por conta de um maior número de acidentes.

Responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo, a Fundação Pró-Sangue já começou a sentir o efeito dos últimos feriados. O estoque de bolsas está aquém do patamar desejado, sobretudo dos tipos O negativo e O positivo.

Isso certamente gera uma certa preocupação, pois além de a campanha de vacinação contra a gripe  estar próxima, o inverno também está chegando. Esses dois fatores afastam os candidatos dos postos de doação, seja pelo impedimento temporário em função da vacinação, seja pelo aumento das doenças respiratórias na população.

Algumas ações como a convocação de doadores por telefone, e-mail e SMS foram tomadas. Mas o apoio das pessoas é fundamental nesse período.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado (evitar alimentos gordurosos 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 16 e 67 anos ((para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

No mais, quem já recebeu a vacina contra gripe pode fazer sua doação de sangue 48 horas após a vacinação. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Mais informações ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300, acesse o site http://www.prosangue.sp.gov.br/, curta-nos no www.facebook.com ou então siga-nos pelo twitter: @pro_sangue.

Para fazer a doação de sangue, as pessoas podem se dirigir aos seguintes postos:

Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar – Cerqueira César
2ª a 6ª, das 7 às 19h; sábados e feriados das 8 às 18h; domingos (apenas os 2º, 4º e 5º domingos) das 8 às 18h.
Estacionamento gratuito subterrâneo – Garagem Clínicas

Posto Dante Pazzanese
Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera
2ª a 6ª, das 8 às 17h; e sábado das 8 às 16h

Posto Castelo Branco
R. Ari Barroso, 355 – Osasco
2ª a 6ª, das 8 às 17h; e sábado, das 8 às 16h

Posto Mandaqui
Av. Voluntários da Pátria, 4.227 – Mandaqui
2ª a 6ª, das 12 às 18h

Posto Barueri
Rua Ângela Mirela, 334, térreo – Barueri
2ª a 6ª, das 8 às 16h

Sem comentários

Deixe uma resposta