Psicóloga lança livro sobre suicídio

0
195

Lançado com sucesso no último final de semana, na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e na livraria da Vila Shopping JK Iguatemi, a obra da psicóloga Karen Scavacini, “E agora? Um livro para crianças lidando com luto por suicídio”, da All Print Editora.

Com um cenário alarmante, por dia 25 pessoas morrem por suicídio no Brasil e, pelo menos, outras 125 são deixadas para trás para lidarem com estas mortes, muitas delas crianças. O suicídio é um evento trágico para toda a família, crianças e adultos são altamente impactados por essas morte e, muitas vezes, precisam de cuidados especiais.

“Me surpreendi com a repercussão do assunto, que até então era tido como um tabu. Não que isso tenha mudado, mas a ideia do livro é usá-lo como uma ferramenta de diálogo e contato. É uma forma de mostrar para as crianças que elas não estão sozinhas, que muitas outras crianças passaram e estão passando pelo mesmo que elas. Mostrar que o luto é um processo, difícil e longo, mas que a dor não dura para sempre. As coisas não mudam se não começarmos a falar sobre elas”, enfatiza a autora.

Em 64 páginas com linguagem de fácil entendimento e atividades para serem preenchidas e refletidas, a autora dá dicas de como conduzir uma conversa sobre um assunto delicado e que merece muito respeito e atenção. “Explicar e conversar sobre o suicídio com uma criança é uma tarefa difícil e, muitas vezes, desafiadora. Porém, é muito importante que cada família encontre sua forma única de quando, como e o quê contar, para que a criança saiba a verdade, com uma linguagem e detalhes adequados à sua idade e às suas características, e que ela tenha com quem contar. Muitas vezes, a criança não sabe o que dizer para os outros e precisa ser ajudada nesse percurso”, conta a psicóloga.

Sobre Karen Scavacini
Psicóloga, psicoterapeuta, especialista em Gestalt Terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae (2004). Mestre em Saúde Pública na área de Promoção de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio no Instituto Karolinska – Suécia (2011). Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Atende em consultório e hospitais desde 2001, com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Sua experiência profissional é na área de recursos humanos, medicina preventiva e psicologia hospitalar. Admiradora e estudiosa da musicoterapia. Fez diversos cursos no Brasil e no exterior na área de psicologia.

Coordenadora dos Cursos de Prevenção e Posvenção do Suicídio pelo IGSP (Instituto Gestalt de São Paulo). Também ministrou diversos cursos nessa área pelo Brasil.

Karen é colaboradora do Instituto Gestalt de São Paulo, membro do corpo editorial da Revista de Gestalt – Instituto Sedes Sapientiae; parecerista da Revista do IGT na Rede – Instituto Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar e Sócia fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio.

Tem diversos artigos na área e apresentou trabalhos em Jornadas de Gestalt Terapia, universidades, hospitais com artigos publicados. Participa com frequência em congressos nacionais e internacionais, sendo Membro da American Association for Suicide Prevention – EUA, Membro do LIFE (Living Is For Everyone – Suicide and self mutilation prevention) – Austrália e Membro do Brazilian Psychology Network e Global Psychology Network.

Sem comentários

Deixe uma resposta