Site AvalDoc facilita o processo de marcação de consultas e aproxima pacientes e profissionais de saúde

0
178

Seguindo tendência do exterior, AvalDoc é um dos pioneiros
a oferecer o serviço de marcação de consultas online no Brasil

A promessa de que a tecnologia e a Internet vieram para facilitar a vida cotidiana acaba de ganhar mais um argumento em seu favor. Trata-se do lançamento do site AvalDoc – http://www.avaldoc.com.br/ – que oferece o serviço de marcação de consultas com profissionais de saúde em apenas alguns cliques. Esse tipo de serviço já é uma forte tendência nos Estados Unidos e começa a ganhar espaço também no Brasil.

O funcionamento é simples: os profissionais de saúde – sejam médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas ou de outras especialidades – preenchem no próprio site um cadastro informando formação acadêmica, localização do consultório ou clínica e disponibilidade de horários na agenda. A partir daí, fica à disposição do paciente que, também de forma simples e objetiva, pode agendar sua consulta,  escolhendo o profissional e o horário mais conveniente para ser atendido.

Quando o internauta acessa o site e escolhe a especialidade que está buscando, o site fornece uma lista de profissionais com todas as suas respectivas informações. O paciente pode procurar o profissional por localização, onde o site ordena os profissionais cadastrados considerando a proximidade do endereço inserido pelo paciente, facilitando o deslocamento. O sistema de busca do site também filtra os profissionais cadastrados pelos convênios que atendem.

Quando a consulta é agendada, o AvalDoc envia um email para paciente e para o profissional, avisando data, informações específicas e horário da consulta. Próximo da data marcada, um SMS é enviado como lembrete do compromisso. Entretanto, muitas vezes, é possível marcar uma consulta no mesmo dia, já que, como o sistema é online, a desistência de um paciente permite que outro ocupe o horário vago. Com isso, o site facilita o dia a dia de pacientes e profissionais, além de aproximar o relacionamento entre ambos.

Os pacientes podem se cadastrar gratuitamente e os profissionais de saúde pagarão uma taxa de R$ 100,00. Neste período de lançamento, o site está isentando a taxa do profissional até novembro. O AvalDoc já tem cadastrados profissionais de algumas cidades do estado de São Paulo (capital e interior), mas o objetivo é estender o serviço para todo o Brasil. “Nossa expectativa é cadastrar cerca de 2500 profissionais até o final de 2012”, revela o também sócio e economista Fernando Fusaro da Silva Pares.

Vantagens para médico e paciente – Para incrementar o perfil do médico cadastrado no site, a equipe do AvalDoc disponibiliza os serviços de um fotógrafo que registra imagens do profissional e do consultório. Outro serviço prestado é um sistema de avaliação dos pacientes em relação aos serviços dos profissionais, utilizando critérios objetivos como localização do consultório, tempo de espera e clareza no atendimento. “Os pacientes poderão compartilhar suas opiniões, sem entrar no mérito da qualidade técnica do profissional, e sim em critérios relativos à prestação de serviço, como a localização ou pontualidade”, afirma Evandro Lima.  Com os dados coletados, o site vai ger ar um relatório trimestral e prestar uma forma de consultoria para que o profissional de saúde saiba quais são os pontos do atendimento que, na opinião dos pacientes, podem ser melhorados, além de uma comparação com outros profissionais semelhantes.

Outros benefícios que o AvalDoc proporciona aos profissionais de saúde são a organização e o auxílio ao trabalho das secretárias, que podem dedicar-se a outras atividades além da marcação de consultas; possibilidade de agendamento de consultas o tempo todo, bem como preencher, com agilidade, horários vagos que surgem de última hora. 

Para os pacientes, a maior vantagem é a possibilidade de marcar consulta a qualquer hora do dia, de forma rápida – sem que, para isto, precise gastar muito tempo ao telefone. O AvalDoc ainda oferece para os pacientes a seção “Dicionário”, uma compilação de termos como nomes de exames, de doenças, síndromes e outras palavras usadas no jargão de saúde.

E para mantê-lo sempre atualizado, o blog do site (que pode ser acessado na seção “Saúde”) convida os profissionais cadastrados para escrever a respeito de assuntos de suas especialidades. “Os posts assinados oferecem mais credibilidade à informação e levam também a um link para o perfil do profissional, para que o paciente que se interessou por aquele conteúdo possa rapidamente encontrá-lo no site”, finaliza Pares.

Sobre o AvalDoc
O site AvalDoc (http://www.avaldoc.com.br/) foi lançado em maio de 2012 por quatro sócios: Fernando Fusaro da Silva Pares, David Fusaro da Silva Pares, Evandro Lima e Vicente Barbur Neto. Oferece o serviço de marcação de consultas online, facilitando o contato entre pacientes e profissionais de saúde previamente cadastrados

Para os pacientes, que se cadastram gratuitamente para utilizar o serviço, o site oferece um dicionário de termos da área da saúde, um blog com informações dadas pelos profissionais cadastrados, além da possibilidade de agendar online uma consulta com o profissional desejado. Para os profissionais, além da facilitar a marcação de consultas – liberando a secretaria para outros serviços igualmente importantes, traz ainda o serviço de consultoria para melhorar o atendimento nos consultórios, baseados em relatórios trimestrais de avaliação de pacientes.

Sem comentários

Deixe uma resposta